DOC LOURINHÃ
História
A Lourinhã localiza-se na Região do Oeste, a cerca de sessenta e cinco quilómetros de Lisboa. Situa-se aproximadamente ao centro da orla marítima continental portuguesa. Grande parte da sua área agrícola é utilizada no cultivo de abóboras, pomares e vinhas. As temperaturas médias anuais são de dezasseis graus, beneficiando de um clima simultaneamente oceânico e mediterrâneo.
As vinhas cultivadas nesta região têm a predominância de castas brancas. Pela sua exposição e solos permitem que as suas uvas deem uma vinificação de baixo teor alcoólico e elevada acidez, obtendo-se a partir desse vinho destilado uma aguardente de grande qualidade. Devido a esta qualidade excecional, esta aguardente foi utilizada pelos produtores do vinho do porto há cerca de duzentos e dez anos.
A região da Lourinhã está ligada à produção vitícola desde há muito tempo, como se pode perceber pela carta de Foral, dada pelo D. Jordão, com autorização do rei D. Afonso Henriques. Também se faz referência a esta zona em diversa documentação ligada à história da viticultura portuguesa.
A 7 de Março de 1992, o empenho e labor de tantos, juntamente com a elevada qualidade da aguardente, viu o seu mérito reconhecido com a publicação do Decreto-Lei nº34/92 que estabelece a Região Demarcada da Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã” (1) aquela que constitui a primeira e única região demarcada do país somente para produção de aguardentes. É uma das três regiões no espaço Europeu, em posição de igualdade com as célebres aguardentes Francesas, Armagnac e Cognac.
Região dos
Vinhos de Lisboa
A – Alenquer
B – Arruda
C – Bucelas
D – Carcavelos
E – Colares
F – Encosta d`Aire
G – Lourinhã
H – Óbidos
I – Torres Vedras
Lourinhã
1 – Lourinhã e Atalaia
2 – Ribamar
3 – Santa Bárbara
4 – Vimeiro
5 – Miragaia e Marteleira
6 – Moita dos Ferreiros
7 – Reguengo Grande
8 – São Bartolomeu dos Galegos e Moledo
Peniche
9 – Atouguia da Baleia
10 – Serra d`El-Rei
Óbidos
11 – Olho Marinho
Bombarral
12 – Vale Côvo
Torres Vedras
13 – Campelos e Outeiro da Cabeça
14 – A Dos Cunhados e Maceira
Produção
Da uva até ao produto final engarrafado, a Aguardente DOC Lourinhã, é realizado na região demarcada Lourinhã, em que todo o processo: desde as castas, a vinha/solo, a vinificação, a destilação, o envelhecimento, filtragem, enchimento e rotulagem. Todos estes processos são controlados pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, entidade certificadora Portaria nº 739/2008. D.R. nº 149, série i de 2008-08-04.
As Castas utilizadas são maioritariamente portuguesas, estas foram aprovadas em Decreto-Lei nº323/94. As castas brancas são: Alicante-Branco, Boal Espinho, Marquinhas, Malvasia Rei (Seminário), Tália, Fernão Pires, Rabo de Ovelha, Seara Nova e Vital. As castas tintas: Cabinda, Castelão e Tinta Miúda.
A Vinificação
O período de vindima ocorre nos primeiros dias de setembro, pode sofrer alterações. Esta etapa é marcada mediante as condições de maturação das uvas e discutida com os cooperantes ativos em reunião na Adega. Das uvas origina um vinho de baixo teor alcoólico (10% vol.), rico em ácidos orgânicos e sem adição anidrido sulfuroso ou qualquer outro produto enológico.
A Destilação
A destilação deste vinho utilizada é em sistema contínuo em coluna de cobre atingindo um grau alcoólico entre 74º e 77º.
O Envelhecimento
A qualidade da aguardente depende também das condições ambientais onde é envelhecida. O envelhecimento deve apresentar baixa luminosidade, ausência de ventilação, humidade relativa alta e constante. O envelhecimento tem a duração mínima obrigatória de 2 anos antes da comercialização, sendo que nós Adega Cooperativa da Lourinhã não produzimos aguardente com menos de 5 anos, é exclusivamente feito em barris de carvalho português, carvalho francês (allier e limousin) e castanheiro com capacidade inferior a oitocentos litros com vários tipos de tostas: ligeira, média e forte. A Aguardente DOC Lourinhã, apresenta-se como pura sem qualquer adição de corantes, nomeadamente, caramelo como meio para adaptar a cor. A sua cor, suavidade e aromas são dadas pelo rigoroso método de envelhecimento.
O Engarrafamento e Rotulagem
A Adega Cooperativa da Lourinhã só produz Aguardente DOC Lourinhã XO, sendo a sua produção pequena utiliza métodos tradicionais como a rotularem manual. Deste modo obtém um produto único com excelentes características organoléticas.
Indicação de Idade e Menções Tradicionais
– VS ou Very Superior – Igual ou Superior a 2 anos.
– VSOP ou Very Superior Old Pale – Igual ou Superior a 4 anos.
– XO ou Extra Old – Igual ou Superior a 5 anos.